Doze suspeitos de homicídios e incêndios de ônibus são localizados pela Polícia Militar da Bahia



Duas operações realizadas pela Polícia Militar da Bahia na quarta-feira (12) resultaram na localização de 12 integrantes de facções criminosas suspeitos de envolvimento em homicídios e incêndios de ônibus. Quatro fuzis, cinco revólveres, coletes balísticos e munições foram apreendidos. As informações sobre as ações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17), no Quartel dos Aflitos, em Salvador.

No final da tarde de quarta-feira, a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Rondesp da Região Metropolitana de Salvador (RMS) enfrentaram um grupo suspeito de abandonar corpos de rivais nas cidades de Simões Filho e Camaçari. Durante o confronto, cinco criminosos foram atingidos, socorridos, mas não sobreviveram aos ferimentos. Essa operação resultou na apreensão de cinco revólveres, munições e drogas.

Horas antes, equipes da Polícia Militar da Bahia (PMBA) ampliaram as ações contra facções em Salvador e na RMS. À noite, no bairro de Pernambués, a 1ª CIPM, com o apoio do Bope e da Rondesp Central, deteve sete traficantes após um confronto. Os criminosos se entregaram após invadirem uma residência. Foram apreendidos quatro fuzis calibres 7,62 e 5,56, além de pistolas, carregadores, munições, coletes balísticos e drogas.

De acordo com o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, foi um trabalho de inteligência e policiamento orientado. “Em Pernambués, monitoramos os suspeitos até o momento em que se depararam com nossas guarnições. Tentaram enfrentá-las, mas, logo após uma ação positiva da tropa, houve o recuo e tomaram um refém. A partir daí, o Batalhão de Operações Policiais entrou em ação, resultando na rendição de sete delinquentes e na salvaguarda do refém”, afirmou.


Entre os traficantes presos, foram identificados criminosos que atuam no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, e na localidade de Areia Branca, no município de Lauro de Freitas. Informações sobre grupos criminosos podem ser enviadas, com total sigilo, pelo telefone 181 (Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública da Bahia).

Apreensão
De janeiro a outubro de 2024, 64 fuzis foram apreendidos pela Polícia Militar em diferentes operações realizadas na Bahia. Essas apreensões fazem parte de uma estratégia intensificada de combate ao crime organizado, focada em desarticular facções criminosas e remover de circulação armas de grande poder de fogo.

De acordo com o coronel Paulo Coutinho, as apreensões refletem o empenho da corporação no combate ao crime organizado. “A retirada desses fuzis de circulação demonstra o comprometimento da nossa tropa em enfraquecer as facções criminosas. São armas de alto poder destrutivo que não só ameaçam a vida dos nossos policiais, mas, também, a segurança da população”, afirmou.

Fotos: Foto: Rafael Rodrigues/Ascom SSP-BA
Repórter: Tácio Santos/GOVBA
recentposts
randomposts